8/10/19 às 16h51 - Atualizado em 11/10/19 às 14h54

Seagri realiza 2° Encontro Acadêmico de Defesa Agropecuária

O 2° Encontro Acadêmico de Defesa Agropecuária ocorreu nos últimos dias 04 e 05 do mês de outubro, no auditório da Faculdade ICESP, no Guará, e na fazenda Água Limpa da UnB. Inúmeras instituições de ensino e órgãos de interesse estiveram presentes na abertura do evento, entre eles: Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Universidade de Brasília (UnB), Faculdade ICESP, União Pioneira da Integração Social (UPIS), UniCEPLAC, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/DF), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/DF), além de representantes da Divisão de Vigilância Sanitária Animal, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O evento é voltado para alunos dos cursos ligados a área de ciências agrárias e teve como principal objetivo capacitar os estudantes com palestras, workshops e minicursos realizados nos dois dias de realização das atividades. Além disso, a integração entre as instituições de ensino e órgãos ligados à agricultura, pecuária e entre outras vertentes das ciências agrárias é salutar para o amplo e irrestrito desenvolvimento do setor no Distrito Federal e no Brasil.

O Secretário de Agricultura do Distrito Federal, Dilson Resende, representou a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF) no evento e comentou sobre a importância da realização de encontros como este. “Esse evento é direcionado aos estudantes que estão se preparando, se capacitando para atuar nessa área tão importante das ciência agrárias”, salientou. Luiz Claudio Coelho, chefe da Divisão Sanitária de Animais (DSA) e Auditor Fiscal Federal do Ministério da Agricultura, também comentou sobre a importância da realização do encontro. “Esse evento é de fundamental importância para a Defesa Agropecuária, porque é um ramo de atuação do Estado pouco conhecido entre as Universidades e entre os estudantes,” disse.

O Vice Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV/DF), Saulo Borges, também comentou a respeito do 2° Encontro Acadêmico de Defesa Agropecuária. “É sempre bom (realização de eventos como esse). Principalmente temas relevantes para a sociedade, como um todo. Assuntos que tenham relevância nacionalmente, como internacionalmente. Acho maravilhoso e agradeço pelo convite,” afirmou. Hermes Januzzi, representante do CREA/DF, elucidou o posicionamento do órgão sobre o evento. “Excelente esse encontro. O CREA vê a parte profissional e a capacitação profissional. Esse evento vai ao encontro da atuação do CREA e em defesa da sociedade,” finalizou.

A Reitora da Faculdade ICESP, Ana Angélica Gonçalves Paiva, falou sobre a importância da integração para o desenvolvimento da área e a felicidade em sediar a abertura do evento. “Minhas expectativas são as melhores, estou aqui para dar as boas vindas. Essa casa é de todos nós, temos que buscar essa integração. Temos cursos na área de agrárias, temos além de medicina veterinária, agronomia. Qualquer temática que trate de desenvolver essa área, de encontrar soluções, debater, é sempre bem-vindo,” afirmou. A Diretora da Faculdade de Medicina Veterinária da UnB, Simone Perecmanis, reafirmou a importância do encontro. “Esse evento vem trazendo, para os nossos alunos, a atualização. Traz clareza sobre quais são as ações da Defesa agropecuária. Então isso faz diferença na formação do nosso estudante. De todas as instituições aqui presentes,” complementou.

O UniCEUB marcou presença na abertura do evento, e foi representado pela Professora, Lorena Cunha, Doutora em medicina veterinária. “A expectativa é de transmissão do conhecimento sobre o que esses departamentos realizam, principalmente para esses alunos que estão na Academia e ainda não tem tanto conhecimento daquilo que é feito. Isso geralmente não é abordado. Então os alunos vão ter essa oportunidade de conhecer como é o trabalho,” comentou a Doutora. A UPIS, através do Professor Francisco Schlabitz, também esteve representada na abertura do 2° Encontro Acadêmico de Defesa Agropecuária do DF. “O importante de eventos dessa natureza é ressaltar o aspecto da presença cada vez mais forte da Academia, do Estado e da iniciativa privada. Esses três eixos são os que levam um país para o seu desenvolvimento,” finalizou.