Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/09/20 às 8h39 - Atualizado em 18/09/20 às 8h40

Asfalto da VC-461 no N.R. Jardim II é entregue a comunidade

COMPARTILHAR

 

Foi entregue nesta quinta-feira (17), à comunidade do núcleo rural Jardim II, no Paranoá-DF, a obra de pavimentação da VC-461. O trecho, de aproximadamente 1,5 km, liga o Núcleo Rural a DF-285, que também passa por obras de pavimentação.

 

No local, foi realizada uma cerimônia que contou com a participação de autoridades do governo, moradores e produtores rurais da região. Estiveram presentes, o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto; o secretário de Governo, José Humberto; o secretário de Agricultura, Cândido Teles; o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes; a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca; o diretor geral do DER, Fauzi Nacfur Junior; o administrador do Paranoá-DF, Sergio Damaceno, e o presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal, José Guilherme Brenner.

 

A obra, que começou no início de agosto e durou cerca de 44 dias para ser concluída, é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Com investimentos de R$ 1 milhão, movimentou cerca de 50 empregos indiretos na região, que possui pouco mais de mil habitantes.

 

O vice-governador, Paco Britto, ressaltou os problemas que a poeira causa, principalmente nas crianças, e com essa obra isso acabou. Segundo ele, serão imensos os ganhos para os produtores rurais e para a população, a pavimentação dessa via. “Estamos valorizando o que deveria ter sido valorizado há muito tempo e que foi ignorado por governos anteriores. Os produtores rurais, que estão segurando a economia do país e do DF nesses tempos de pandemia, sentirão as melhorias, sem atoleiros e com produtos que chegarão aos supermercados com mais qualidade para a mesa da população”, ressaltou o vice-governador, Paco Britto.

 

O secretário de Governo, José Humberto, destacou a importância da região e os benefícios que a obra irá trazer. “É uma região produtora, importantíssima para Brasília e a gente viu o benefício que está criando, é um benefício que transforma a vida das pessoas”, ressaltou.

O secretário de Agricultura, Candido Teles, afirmou que esse é um Governo que faz muito pelos produtores rurais e pelos moradores do campo. “Juntamos as máquinas da Secretaria de Agricultura, as máquinas do DER, os operários, e a obra está sendo entregue 40 e poucos dias depois. Esse é o Governo Ibaneis, esse é um governo que faz”, destacou.

 

O trabalho nessa obra inclui terraplanagem, base, sub-base e pavimentação do trecho, além de sinalização horizontal e vertical. “Essa obra é importantíssima porque beneficia muito a comunidade que vive a 60 km do centro da cidade”, ressaltou o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Junior.

 

A presidente da Emater, Denise Fonseca, disse estar feliz com a entrega da obra pelos benefícios que vai trazer à região. “A gente fica muito feliz, porque há 40 anos que essa obra é esperada”, lembrou.

 

 

Obra trará benefícios à população

 

O presidente da Associação dos Moradores e Produtores do Núcleo Rural Jardim II, Laurentino Ribeiro Rocha, disse que o asfalto já está mudando a vida dos moradores. “Ao todo, tem mais de 35 anos de espera por essa obra. E graças a Deus foi feito. Esse homem teve coragem de vir e fazer. Tudo agora é diferente. As frutas não ficam mais empoeiradas”, desabafou.

 

O gerente local da Emater do Jardim II, Rafael Ventorim, lembrou que nas margens dessa estrada moram basicamente idosos e que, segundo ele, sofriam muito com a quantidade de poeira. Ele explicou que existe um tráfego muito intenso de caminhões, máquinas agrícolas, ônibus e os próprios carros. “Apesar de ser um trecho muito pequeno, é um trecho muito movimentado. A qualidade de vida dessas pessoas e o conforto que elas ganham com esse asfalto é muito grande, explicou.

 

Produção agropecuária

 

Na região do Jardim II são aproximadamente 70 agricultores que produzem grãos como soja, milho, trigo, feijão e sorgo, batata doce, abobora, berinjela, jiló, tomate, repolho, mandioca, entre outros. Da região, saem toda semana, aproximadamente, cerca de 30 toneladas de hortaliças para a Ceasa e para mercados de Brasília e Entorno. Também são produzidos 6 mil litros de leite por criadores de gado da região.

 

“O transporte se torna mais caro por conta das péssimas condições das estradas. Esses produtores vão poder estar entregando um produto de melhor qualidade. Então uma grande vitória para comunidade ter esse asfalto”, ressaltou Ventorim.

 

Comunidade do Lamarão também vai receber asfalto

 

O vice-governador aproveitou o momento e anunciou, ainda, outros serviços que beneficiarão comunidades rurais da região do Paranoá, como a licitação e início dos trabalhos na VC-441, que chegará ao Núcleo Rural Lamarão, e as obras na ponte do Córrego da Pontinha, na DF-295. “A determinação do governador Ibaneis Rocha é para cuidarmos de todos, e é o que estamos fazendo, ouvindo as reivindicações da população e, assim, realizando ações que atendem aos anseios de todos”, destacou Paco Britto.

 

 

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília