28/05/20 às 9h15 - Atualizado em 28/05/20 às 9h20

Associação de Brazlândia recebe patrulha mecanizada

A Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) realizou, nesta quarta-feira (27), a entrega de mais uma patrulha agrícola mecanizada.  Desta vez, a Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do DF e Entorno (Asphor) recebeu um trator agrícola, uma grade aradora de arrasto, um arado reversível, um rotoencanteirador, um distribuidor de calcário e adubo orgânico e uma carreta agrícola para trator de 2 eixos.

Segundo o secretário de Agricultura, Luciano Mendes, essas ações ajudam a desenvolver a produção dos pequenos produtores e dos agricultores familiares e gerar renda para essas famílias. “Hoje tivemos mais uma grande felicidade de entregar mais essa patrulha, composta por um trator com um conjunto de implementos, que com certeza fará a diferença para os produtores daquela região. É o Governo Ibaneis Rocha cumprindo as promessas que foram feitas no início de sua gestão”, destacou o secretário.

A produtora rural e presidente da Asphor, Sandra Vitoriano, destacou que cerca de 500 produtores, do DF e Entorno, serão beneficiados com esses equipamentos. “O produtor tem a sua terra, tem a sua propriedade, e hoje ele pode contar com todos esses equipamentos. Vai ajudar muito o homem do campo e essa é apenas uma das parcerias que temos com a Secretaria de Agricultura, segundo Vitoriano, e ressaltou que outros implementos ainda irão chegar para ser utilizado pelos produtores associados.

Para o produtor rural e associado da Asphor, Carlos Alberto de Barros Carvalho, é muito grande a importância desses equipamentos para as famílias beneficiadas. Segundo ele, a maioria dos produtores não tem condições de comprar essas máquinas. “Temos pequenos agricultores que não dão conta de adquirir esse tipo de equipamento, que vai ajudar muito. Gostaria de agradecer ao nosso secretário, Luciano, e ao Governador Ibaneis, por terem feito essa patrulha chegar aqui na nossa zona rural”, destacou Carvalho.

Essa é a terceira patrulha agrícola mecanizada entregue pela Secretaria da Agricultura, apenas no mês de maio. Já foram contempladas com outras patrulhas, a Associação dos Moradores e Produtores Rurais da Boa Esperança e Regiões (AMPRBER) de Ceilândia; e a Associação dos Produtores Rurais da Cerâmica de Santa Maria (Aprosanta), localizada no Gama. Ambas receberam um conjunto agrícola composto por um trator, uma roçadeira frontal, um arado, uma enxada rotativa, uma espalhadeira de calcário e uma carreta.

As associações e cooperativas, para receber as patrulhas rurais, precisam participar de um chamamento público e as contempladas podem ficar com as máquinas por até cinco anos e são responsáveis pela manutenção, abastecimento e seguro das máquinas e implementos. A cerimônia de entrega foi rápida e com poucas pessoas para evitar aglomerações.

Também estiveram presentes, alguns produtores da região, o secretário executivo da Agricultura, Vilmar Angelo, o presidente da Ceasa, Onélio Teles, a superintendente do Senar-DF, Kelly Cristina e a Coordenadora de Operações da Emater, representando a presidente, Denise Fonseca, Loiselene Trindade da Rocha e representantes do Batalhão Rural da Policia Militar.

Ascom/Seagri-DF

Leia também...