Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/19 às 14h46 - Atualizado em 12/08/19 às 14h50

Festa do Pimentão movimenta núcleo rural Taquara

COMPARTILHAR

Evento contou com concurso do melhor prato feito com pimentão como ingrediente.

 

Terminou neste domingo (11), com uma cavalgada que já se tornou uma tradição na zona rural de Planaltina (DF), mais uma edição da Festa do Pimentão do núcleo rural Taquara. A festa tem o objetivo de divulgar a região, que é a maior produtora de pimentão protegido do DF, ou seja, produzidos em estufas, e principalmente, divulgar o pimentão, que é utilizado em diversos pratos da culinária, além de buscar novos mercados para o produto.

 

O evento também contou com exposição de produtos da região, concurso de receita e concurso da Rainha do Pimentão. Foram realizados cursos e palestras técnicas para os produtores e pessoas interessadas no cultivo do pimentão e outras hortaliças.

 

“A comunidade realiza esse evento com o objetivo de difundir a região, atrair compradores e empresas que ainda não conhecem esse polo, para que, com o aumento da demanda do produto, nós possamos crescer em área e em produtividade”, explicou o gerente do escritório da Empresa de Assistência Técnica e extensão Rural (Emater/DF) de Taquara, Fabiano Ebraim Régis Carvalho.

 

O pimentão é a quarta hortaliça mais cultivada no DF, atrás apenas da alface, do tomate e da batata. O pimentão movimentou, só na região de Taquara, em 2018, cerca de R$ 8 milhões. No local, são 70 agricultores trabalhando com pimentão, 20 cultivando em estufa e 50 em campo aberto. São 120 empregos diretos, numa das principais atividades econômicas da comunidade.

 

A 21ª Semana do Pimentão é uma iniciativa da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara) em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e o Sistema Público da Agricultura (Secretaria de Agricultura, Emater-DF e Ceasa-DF), que se comprometeram em apoiar novamente a próxima edição do evento.

 

Texto e foto: Ascom Seagri/DF