Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/19 às 8h29 - Atualizado em 23/05/19 às 8h29

Conseagri realiza reunião no Palácio do Buriti

COMPARTILHAR

 

Foi realizada nesta quarta-feira (22), no Palácio do Buriti, a primeira reunião de 2019 do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri). Na ocasião, foram eleitos os representantes regionais, o presidente do Conselho e escolhido o secretário executivo, que ficou a cargo do secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Dilson Resende.

 

O presidente eleito foi o secretário de Agricultura da Paraíba, Efrain Morais. Na vice-presidência foram eleitos cinco representantes.  Na região Norte, César Halum, secretário do Tocantins; na região Nordeste, Lucas Teixeira Costa, secretário da Bahia; na região Centro-Oeste, Antônio Carlos Lima, secretário de Goiás; na região Sudeste, Gustavo Junqueira, secretário de São Paulo, e na região Sul o representante será Ricardo Gouveia, secretário de Agricultura de Santa Catarina.

 

Os secretários também elegeram quatro temas, que serão levados para reunião com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e que na visão deles, são os mais importantes no momento para serem tratados inicialmente, são eles: defesa agropecuária, regularização fundiária, crédito aos produtores e assistência técnica e extensão rural. “Precisamos de recursos para a defesa agropecuária para garantir produtos de qualidade se quisermos continuar sendo um grande exportador, além da assistência técnica que precisa ser olhada com mais seriedade e também ter mais investimentos”, destacou a secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Valentini.

 

Segundo o presidente eleito, o secretário de Agricultura da Paraíba, Efrain Morais, a retomada das reuniões do Conseagri é importante porque é um fórum de debate que necessita ser ouvido e participar das decisões da Agricultura do nosso país. “Nós já sentimos uma abertura da nossa Ministra Tereza Cristina, que quer a nossa participação. A nossa contribuição à Ministra será da maior importância e assim teremos resultados importantes para a Agricultura do país”, afirmou.

 

O secretário executivo do Conseagri e secretário de Agricultura do Distrito Federal, Dilson Resende, também entende que esse é um fórum importante e que reúne as pessoas responsáveis pelas políticas públicas voltadas ao produtor rural e moradores do campo. “O Conseagri quer ser protagonista na elaboração dessas políticas, levando ao Ministério o subsídio e as pautas que realmente são necessárias nos estados. Com a Ministra nos dando esse espaço, o Conselho começa a fazer parte importante na elaboração das políticas voltadas ao campo em todo o Brasil”, ressaltou.

 

Texto e foto: Ascom Seagri/DF

Leia também...