12/07/21 às 11h06 - Atualizado em 12/07/21 às 11h12

Diretoria da Dipova visita Centro de Pesquisa da UFG

Diretoria da Dipova conhece Centro de Pesquisa em Alimentos (CPA), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (DIPOVA), Marco Antônio de Azevedo Martins, o gerente de Segurança e Qualidade Alimentar da Dipova, Wendel Lago, e a gerente de Inspeção, Mônica Câmara da Silva, realizaram na última sexta-feira (09), uma visita ao Centro de Pesquisa em Alimentos (CPA), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e os procedimentos de análises laboratoriais em alimentos que são executados pelo CPA. “A visita foi importante para que a gente possa ampliar o nosso escopo de análise e ver novas possibilidades para serem executadas pela Dipova. Além disso, entender como funciona o processo de recepção de amostras, análises, emissão de laudos e como isso poderia ser, de alguma forma, utilizado nas nossas ações fiscais de inspeção”, explicou o gerente de Segurança e Qualidade Alimentar da Dipova, Wendel Lago.

Também foi realizada uma visita ao Laboratório de Qualidade do Leite no CPA.

Segundo ele, também foi avaliada a possibilidade de realizar análises no CPA. “Por ser um laboratório reconhecido oficialmente, com credenciais e chancela do Ministério da Agricultura, isso vai nos permitir utilizar os laudos para validar ou não a qualidade e segurança dos produtos que estão sendo produzidos nas agroindústrias do DF”, completou Lago.

Para a gerente de inspeção, Mônica Câmara da Silva, a parceria com o laboratório representa um avanço na questão da análise de alimentos fiscalizados pela DIPOVA. “Eles fazem muitas análises que a gente não tem condição de fazer, então seria um controle até maior que nós poderíamos ter, dos produtos fiscalizados. O laboratório é muito bem estruturado e tem um escopo de análise muito bom, então seria muito importante ter essa parceria entre a Dipova e o CPA”, avaliou.

O diretor Marco Antonio Martins, disse que a intenção é fazer um acordo de cooperação técnica ou um possível convênio entre as instituições. “Se conseguirmos fechar essa parceria, será um grande ganho para o Serviço de Inspeção do Distrito Federal, pois vai nos possibilitar atender um maior número de produtores e com maior eficiência , visto que o laboratório tem uma enorme capacidade operacional”, afirmou.

Ascom Seagri-DF

Leia também...