Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/11/18 às 15h31 - Atualizado em 12/03/21 às 9h33

Coordenação de epidemiologia

COMPARTILHAR

O Programa de Epidemiologia é responsável por:

 

1 – Gerenciar os dados e informações sobre ocorrência das doenças em animais no Distrito Federal. É responsável pelas notificações imediatas de doenças e pelos informes mensais e semestrais que são enviados à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Os objetivos principais são coletar, processar, analisar e divulgar informações zoossanitárias para apoiar a elaboração, implantação, avaliação e tomada de decisões sobre estratégias de vigilância, prevenção, controle e erradicação de doenças de relevância para a pecuária do Distrito Federal e para a saúde pública.

O banco de dados das doenças animais de relevância é baseado na lista de doenças de notificação obrigatória estabelecida pela Instrução Normativa Nº 50, 24/09/2013. A notificação de doenças dessa lista é obrigatória para todos aqueles que tenham conhecimento da sua suspeita ou de casos confirmados, e pode ser feita via eletrônica ou por telefone, podendo também ser anônima. Para quem interessar, poderá ainda ser utilizado o FORM NOTIFICA.

 

O SISBRAVET é mais um canal disponibilizado para a comunicação da suspeita ou ocorrência de doenças de notificação obrigatória. Por meio desse canal, a informação é imediatamente disparada, eletronicamente, para todas as unidades veterinárias responsáveis pela propriedade com os animais sob suspeita, permitindo celeridade no atendimento e diagnóstico.

Para notificação pelo e-SISBRAVET, basta acessar o link: https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action. Vale lembrar que aqui, também, a notificação pode ser anônima. Porém, se o notificante quiser obter o protocolo de registro, basta informar nome e e-mail de contato.

 

2 – Coletar dados, analisar e divulgar informações que permitam aprimorar a vigilância de doenças de notificação obrigatória, visando mitigar/eliminar a difusão de enfermidades no Distrito Federal. Padronizar os procedimentos para emissão de GTA, de acordo com legislação específica.

 

Para mais informações:

(61) 3340-3862 / 3051-6421

epidemiologia@seagri.df.gov.br

 

 

Leia também...