21/05/21 às 21h07 - Atualizado em 21/05/21 às 21h12

Evento debate desafios para a produção de uva no DF

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles, e o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes, participaram na tarde desta sexta-feira (21), de uma palestra técnica, ministrada pela Emater-DF, sobre o panorama do cultivo de uva no DF, seus desafios e oportunidades.

O evento ocorreu na sede da Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão (Arcag) e contou com a presença de produtores rurais da região e representantes do Governo.

Os produtores de Brazlândia querem introduzir o cultivo de uva na região, que já é polo produtor de morango e goiaba.

Segundo o secretário de Agricultura, as perspectivas são muito positivas, pois a região já tem uma vocação para a fruticultura. “Aqui é cultivado 90% do morango produzido no Distrito Federal. É também um grande produtor de goiaba. Os produtores aqui são muito organizados, tratam essa atividade com muito carinho, e por isso, os resultados são muito positivos. E agora estão se expandindo para a área de uva”, ressaltou Candido Teles.

O produtor João Ricardo de Farias, que já cultiva uva desde 2018, disse que se houver incentivos a região poderá se tornar um polo da viticultura. “Eu já aposto no cultivo da uva desde 2018. Acredito que o local tem uma vocação muito boa para essa cultura. E se houver incentivo, a produção pode pegar aqui em Brazlândia”, afirmou.

Também estavam presentes no evento, o deputado distrital, Iolando Almeida (PSC), a secretária de Turismo, Vanessa Chaves de Mendonça; o presidente da Ceasa-DF, Sebastião Márcio; o administrador de Brazlândia, Jesiel Rosa; o superintendente Federal de Agricultura do Mapa, Willian Barbosa e a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade.

Ascom Seagri-DF