8/08/19 às 15h18 - Atualizado em 8/08/19 às 15h18

Festival do Tambaqui movimenta Esplanada

Foi realizado hoje (07), na Esplanada dos Ministérios, o Festival Tambaqui da Amazônia.

O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas, como o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o Governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, além de deputados federais e distritais que prestigiaram a iniciativa. Em menos de duas horas, foram distribuídas quase 5 mil bandas de tambaqui.

Durante a abertura oficial, o Governador Ibaneis Rocha fez questão de lembrar do trabalho desenvolvido pelo Sistema S, em especial o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que é parceiro do governo do DF na capacitação de pequenos produtores e no fomento de tecnologias para o campo. Ele agradeceu o esforço do Sistema Agricultura do Distrito Federal, composto pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), Empresa de Assistência Técnica e extensão Rural (Emater/DF) e Centrais de Abastecimento (Ceasa/DF), no apoio à organização do evento. “Coloquei todo o aparato e a estrutura do DF, através do secretário de Agricultura, Dilson Resende, e da presidente da Emater/DF, Denise Fonseca, que são queridos amigos, para que pudéssemos incentivar essa festa maravilhosa e trazer um pescado que, para muitos, é desconhecido. Eventos como esse são muito bem-vindos no DF”, afirmou Ibaneis.

Segundo o Governador, o Festival do Tambaqui marca a importância do agronegócio, e a produção de pescados é uma importante fonte de renda para milhares de pequenos produtores.

“Esse evento também chama a atenção para a população das áreas rurais e nós vamos aproveitar para incentivar a criação do tambaqui aqui no DF, para que eles tenham mais uma fonte de renda. Vamos aproveitar a parceria com a Secretaria Nacional de Pesca (órgão vinculado ao Mapa), para que junto com a Secretaria de Agricultura e a Emater/DF, tenhamos um incremento da renda da nossa população que vive nas áreas rurais. Estaremos prontos para que Brasília seja para o Ministério da Agricultura, o espelho de tudo o que se quer nesse país, e a partir daqui, com belas experiências, nós poderemos ajudar o Brasil a se desenvolver. Fico feliz que esse evento esteja ocorrendo aqui em Brasília”, ressaltou o governador Ibaneis Rocha.

Para a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, hoje o tambaqui não é mais um peixe da Amazônia, é um peixe do Brasil. Ela cumprimentou os governadores Ibaneis e Marcos Rocha, pelo trabalho desenvolvido na promoção do evento, que teve o objetivo de mostrar o potencial que a piscicultura brasileira tem como atividade rentável e que tem muito para crescer. “Eu sempre fui ligada à agricultura e à pecuária e sempre militei nesse campo. Eu fico muito feliz de ver a piscicultura mostrando para o Brasil o seu potencial. Faltava no cardápio um peixe que fosse nosso. É muito gratificante ter um evento como esse aqui em Brasília, para mostrar para o Brasil todo que essa atividade é rentável e precisa crescer”, afirmou a Ministra.

O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, parabenizou todos os envolvidos no evento e fez questão de ressaltar que o tambaqui faz parte do cardápio da merenda escolar dos alunos do Estado. “Os nossos alunos estão sendo muito bem alimentados. Faz parte do cardápio das nossas escolas e agora também de toda a população aqui de Brasília”, ressaltou.

José Raimundo Santos, morador de Valparaíso de Goiás, disse ter gostado muito da iniciativa de promover o tambaqui aqui na nossa região e, principalmente, promover o consumo de pescados. Ele também elogiou a organização do evento e disse que, apesar de ser cadeirante, não teve nenhuma dificuldade em pegar a sua banda de tambaqui. “Eu achei o evento muito interessante. Isso é bom que incentiva as pessoas a consumirem peixes que que são ricos em vitaminas e ômega 3. Para um evento que acontece pela primeira vez, está tudo muito bom”, afirmou.

Sistema Agricultura do DF tem participação ativa no evento

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri/DF), teve uma participação importante no evento. Além ter sido fundamental, junto com a Emater e a Ceasa, na organização do Festival do Tambaqui, também realizou palestras sobre diversos assuntos voltados à piscicultura e aquicultura.

Durante o evento, a Seagri/DF orientou os produtores e pessoas interessadas na atividade e mostrou como pode ser feita a criação de tambaquis aqui na nossa região. Também falou sobre as propriedades nutricionais e da importância do consumo de peixe na alimentação. Também foram debatidos os cuidados necessários para o processamento de pescados e as principais doenças e sintomas da atividade e que o produtor deve ficar atento. “O Programa de Sanidade Aquícola é novo e nós estamos iniciando esse ano na Subsecretaria de Defesa Agropecuária (SDA). Então, nós aproveitamos para falar sobre ele e dar as diretrizes gerais do Programa durante o evento”, explicou a subsecretária de Defesa Agropecuária, Danielle Kalkmann.

O secretário de Agricultura do DF, Dilson Resende, disse que o resultado foi além do esperado e ressaltou o trabalho dos produtores e do Governo de Rondônia para o sucesso do evento. Ele também agradeceu a todos da Ceasa/DF e da Emater/DF, que serviu 2,5 mil refeições, entre caldos, moqueca, creme e almôndega, tudo feito à base de pescados. “A Emater/DF está de parabéns. Nós sabemos o trabalho que isso deu. A Ceasa também esteve presente o tempo todo, nos dando apoio. Nós vamos trabalhar em conjunto para aproveitar esse potencial e gerar mais desenvolvimento da aquicultura e piscicultura na nossa região. O Sistema Agricultura todo está de parabéns”, afirmou o secretário de Agricultura.

Texto e foto: Ascom Seagri/DF