17/07/19 às 19h05 - Atualizado em 17/07/19 às 19h07

Ministra Tereza Cristina participa de reunião do Conseagri

Foi realizada hoje (17), na Casa do Cerrado, em Brasília (DF), reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri). A reunião contou com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina; do presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva; do secretário executivo do Mapa, o Deputado Federal Marcos Montes e do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro e Deputado Federal, Valdir Colatto.

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ressaltou a preocupação com questões relacionadas à sanidade vegetal e animal nos estados e deu como exemplo, o calendário do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que tem como estratégia principal a manutenção de zonas livres da doença.

Ela também destacou preocupação com o CAR que, por algumas inconformidades, está impedindo o acesso ao crédito por parte dos produtores rurais. Segundo a Ministra, o estado que tenha problemas com a legislação referente ao CAR deve procurar formas de resolver. “Isso vai ficar cada vez mais complicado. É muito importante que o Meio Ambiente e a Agricultura caminhem juntos nesse momento”, afirmou.

A Ministra também fez questão de enfatizar que pretende participar das próximas reuniões, ou de pelo menos, enviar representantes do Ministério para ouvir e debater os assuntos trazidos pelos secretários de estados ao Conselho. “Eu, que já fui presidente desse fórum, acho importantíssimo essa nossa parceria. Eu acho que as coisas andam muito melhor se a gente tiver esse diálogo aberto com todos vocês, e através do Fórum fica mais fácil ainda. Espero poder participar de praticamente todas as reuniões”, ressaltou Tereza Cristina.

O presidente do Conseagri e também secretário de Agricultura da Paraíba, Efrain Morais, destacou a presença da Ministra Tereza Cristina que, segundo ele, foi o grande momento da reunião. “Ela veio nos prestigiar mostrando a importância do Fórum dos Secretários Estaduais de Agricultura e a importância do fórum para o futuro da agricultura desse país. Essa parceria se fortalece em um momento em que ela (Ministra) veio com toda a sua equipe de trabalho, com pessoas que terão influência profunda no desenvolvimento do trabalho que ela quer fazer no país”, destacou Efrain.

Ele ressaltou ainda, que foi aprovado pelo Conselho as reuniões mensais do Conseagri, e que isso também foi um pedido da Ministra. “Nós pensávamos em fazer (as reuniões) a cada dois meses, no entanto, ela nos pediu e nós já aprovamos, que as reuniões serão mensais, para que o Mapa também participe todas as vezes. É a hora de discutirmos e apresentarmos sugestões e soluções”, disse o presidente do Conseagri, Efrais Morais.

O secretário executivo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal Seagri/DF), Luciano Mendes, que na ocasião representou o secretário de Agricultura do DF e secretário executivo do Conseagri, Dilson Resende, também destacou a participação da Ministra Tereza Cristina, do presidente da Anater, Ademar Silva, bem como do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro e Deputado Federal, Valdir Colatto. “Achei muito importante a colocação do presidente da Anater, que disse ser determinação do Governo Federal priorizar os recursos da Anater para as instituições públicas oficiais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Essa questão deixou todos bastante animados”, lembrou Luciano.

Também participaram da reunião, os secretários de Agricultura de Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Alagoas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Acre e Paraná.

Texto e foto: Ascom Seagri/DF