Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/20 às 21h14 - Atualizado em 12/02/20 às 21h14

Mutirão realiza limpeza no núcleo rural Rajadinha visando o combate à dengue

COMPARTILHAR

 

Uma parceria entre Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), Administração Regional de Planaltina, Secretaria de Saúde e Serviço de Limpeza Urbana (SLU), realizou um mutirão no núcleo rural Rajadinha em Planaltina (DF), para a retirada de lixo e entulhos espalhados pelas ruas da região. O principal objetivo da ação é combater focos do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como zika, chikungunya e principalmente a dengue.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Luciano Mendes, desde o ano passado, o Governo Ibaneis está se organizando e se planejando para o combate da dengue e a Secretaria de Agricultura também entra nesse processo de colaboração. “A gente está em um grande esforço nesse momento e o governo está preocupadíssimo com a questão da dengue”, afirmou. 

 

O secretário explicou ainda, que inicialmente a Seagri quer aproveitar os grandes eventos que têm no espaço rural do DF para demonstrar a preocupação com a dengue e criar um ambiente de sensibilização das pessoas. Ele destacou que durante as ações do Programam Polo Rural, que realiza manutenção nas estradas rurais, irá aproveitar as máquinas nas ruas para também recolher o lixo e o entulho acumulados.

 

“Nos pontos onde tem entulho ou acúmulo de lixo a Secretaria irá recolher. Em parceria com a Emater-DF, todas as vezes que houver visitas dos extensionistas nas propriedades rurais, vamos também levar a informação da importância dos cuidados e da prevenção”, explicou o secretário Luciano Mendes.

 

 

O administrador de Planaltina, Gilson Amorim Sobrinho, disse que só na região da Rajadinha, ocorreram cerca de 200 casos de dengue no ano passado. Ele também lembrou que esse é um trabalho que vem sendo realizado desde 2019. “Esse trabalho preventivo começou no ano passado e, neste ano de 2020, já vimos que no primeiro mês caiu entorno de 40% os casos de dengue aqui em Planaltina. Nós estamos somando forças com todos os órgãos do governo para combater esse mosquito”, ressaltou.

 

Jailton Lisboa Cardoso, líder comunitário, morador da região e presidente da ONG Sementes do Amanhã, disse que todos os anos a instituição realiza mutirões de limpeza na comunidade. “Todo ano a gente faz isso aqui na Rajadinha para evitar a dengue e outras doenças. Como a gente tem nossa ONG, nós abraçamos essa causa para deixar nossa cidade um pouco melhor”, explicou.

 

A ONG Sementes do Amanhã é um projeto que trabalha com crianças dos núcleos rurais de Tabatinga, Rio Preto, Rajadinha e outras comunidades da região, oferecendo aulas de reforço escolar, música, informática e atividades esportivas.

 

Ascom Seagri-DF