10/06/21 às 17h02 - Atualizado em 10/06/21 às 17h02

Presidentes dos CRDRS se reúnem para debater o Porteira pra dentro

Foi realizada hoje (10), na Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), uma reunião com os presidentes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável do DF (CRDRS-DF), para tratar do Programa Porteira Pra Dentro. O objetivo é aprimorar as normas de utilização desses equipamentos, de forma conjunta e participativa.

O Secretário, Candido Teles, que abriu a reunião, ressaltou que os Conselhos têm autonomia para decidir qual a melhor maneira de utilizar as patrulhas do Porteira pra Dentro. “O que o conselho decidir nós vamos fazer, porque vocês são soberanos para escolher a metodologia de como utilizar essas máquinas. Vocês que sabem das necessidades de cada região”, disse.

Ele destacou ainda que os deputados distritais, Valdelino Barcelos e Rafael Prudente, se comprometeram em alocar recursos para comprar de mais duas patrulhas para o programa. “A nossa união vai fortalecer o sistema”, afirmou o secretário de Agricultura.

O secretário-executivo, Luciano Mendes, ressaltou que o programa é importante, pois, além de ajudar na conservação das estradas rurais dentro das propriedades, ele é um relevante instrumento para a conservação dos nossos rios e mananciais, impedindo o assoreamento dos mesmos. “O Porteira para Dentro é um dos programas melhor avaliados na área rural, porque é uma ação inédita onde o estado entra na propriedade e auxilia na melhoria das estradas rurais e na conservação do solo e da água, que são fundamentais no Distrito Federal”, explicou Mendes.

Sobre o Porteira pra Dentro

O Programa realiza melhorias nas propriedades rurais do Distrito Federal, como manutenção das estradas e a manutenção e construção de baciões para conter a água das chuvas e evitar erosões. Além de auxiliar os produtores rurais, o Porteira Pra Dentro visa proteger os rios e mananciais que normalmente estão localizados no interior das propriedades.

O Porteira pra Dentro é um projeto desenvolvido junto com os Conselhos Rurais de Desenvolvimento Sustentável. As propriedades rurais são atendidas com uma pá mecânica, uma patrola motoniveladora, um caminhão pipa e um caminhão caçamba.

Ascom Seagri-DF

Leia também...