24/04/19 às 8h32 - Atualizado em 24/04/19 às 8h33

Produtores de Planaltina recebem equipamentos agrícolas

Os equipamentos são adquiridos através do FDR-Social que apoia projetos coletivos que promovam o desenvolvimento das áreas rurais do DF. (Foto: Ascom Seagri/DF)

Cerca de 40 famílias que fazem parte da Associação Comunitária de Microprodutores do Núcleo Rural Bonsucesso (ASCOMP) foram beneficiadas, nesta segunda-feira (22), com a entrega, por parte da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, através do Fundo de Desenvolvimento Rural do DF, de equipamentos agrícolas que irão ajudar no cultivo e no preparo da terra em suas propriedades. Foram entregues um microtrator com enxada rotativa, sulcador, kit encanteirador, roçadeira frontal e carreta para transporte.

Segundo a presidente da ASCOMP, Conceição Irineu, os equipamentos irão fazer grande diferença na vida dessas pessoas, pois são pequenas propriedades, onde a maioria das famílias cultiva feijão, milho e mandioca para a própria subsistência e que com esses equipamentos, que serão compartilhados, poderão trabalhar de maneira mais eficiente e com o mínimo de degradação ambiental. “Há muito tempo a associação desejava ter um equipamento para atender a comunidade. Essa vontade foi concretizada e poderemos atender quem quiser plantar”, afirmou.

Para receber os equipamentos é necessário fazer seguro, mantê-los em bom estado de conservação e ter profissionais que saibam operá-los. O produtor rural Raimundo Xavier, que foi capacitado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/DF) para operar os equipamentos, disse que, além da importância de aprender coisas novas com a capacitação, é preciso operar os equipamentos recebidos de forma correta. “É necessário ter o conhecimento adequado de como usar o equipamento. O curso é muito importante e sem ele fica difícil a pessoa pegar uma máquina dessas, correndo o risco de quebrar o equipamento e até sofrer um acidente”, explicou Raimundo.

Cícero Amorim, outro produtor rural da região que também foi capacitado para operar os equipamentos, ressaltou que esse tipo de iniciativa faz muita diferença na vida das famílias beneficiadas. “Para nós, que somos pequenos agricultores, esses equipamentos vão ser muito úteis. Um equipamento desses tem mil e uma utilidades e vai ajudar muito no preparo da terra para o plantio e para realizar muitos outros serviços”, destacou.

Sobre o FDR

Os equipamentos são adquiridos através do Fundo de Desenvolvimento Rural, na modalidade Social (FDR-Social) que apoia,  projetos coletivos que promovam o desenvolvimento das áreas rurais do Distrito Federal. Os maquinários pertencem ao poder público e são cedidos por meio de Acordo de Cooperação entre o governo e as Organizações Sociais Civis regulares.

A Lei Nº 5.024, de 25 de fevereiro de 2013 permitiu o apoio financeiro, não-reembolsável, de estudos, elaboração de projetos, aquisição de máquinas, equipamentos agrícolas e veículos utilitários. Também permite a implantação de projetos de infraestrutura social, produtiva, ambiental, de transportes, hídrica e de lazer comunitário nas áreas rurais do DF.

O FDR, além de uma estratégia de fomento ao desenvolvimento rural, busca o fortalecimento dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural, das associações de produtores, cooperativas, federações de trabalhadores e produtores rurais.

Texto: Ascom Seagri/DF