22/04/19 às 8h09 - Atualizado em 22/04/19 às 8h09

Produtores irão receber equipamentos para fomento da produção e geração de renda

Os maquinários pertencem ao poder público e são cedidos por meio de Acordo de Cooperação entre o governo e as Organizações Sociais Civis regulares. (Foto: Ascom Seagri/DF)

Na semana do aniversário de Brasília o agricultor do Distrito Federal também será presenteado. Serão entregues, entre os dias 22 a 26 de abril, por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural, na modalidade Social (FDR-Social), diversos equipamentos a produtores rurais do DF. São tratores, carretas agrícolas, distribuidoras de calcário, grades aradoras, rotoencanteiradores, plantadeiras, microtratores com implementos e muito mais.

Os maquinários pertencem ao poder público e são cedidos por meio de Acordo de Cooperação entre o governo e as Organizações Sociais Civis regulares. Os produtores rurais terão que fazer seguro dos equipamentos, mantê-los em bom estado de conservação e ter profissionais que saibam operá-los. “O FDR-Social é muito importante para o desenvolvimento da nossa área rural e beneficia muito os pequenos produtores e os agricultores familiares”, afirmou o secretário de Agricultura, Dilson Resende.

O FDR-Social é uma modalidade do FDR que apoia financeiramente projetos coletivos que promovam o desenvolvimento das áreas rurais do Distrito Federal. A Lei Nº 5.024, de 25 de fevereiro de 2013 permitiu o apoio financeiro, não-reembolsável, de estudos, elaboração de projetos, aquisição de máquinas, equipamentos agrícolas e veículos utilitários. Também permite a implantação de projetos de infraestrutura social, produtiva, ambiental, de transportes, hídrica e de lazer comunitário nas áreas rurais do DF.

O Sistema Público de Agricultura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF) e das Centrais de Abastecimento (Ceasa/DF) estão à disposição para dar apoio aos projetos de fomento à produção agropecuária e ao desenvolvimento territorial rural do DF.

O FDR, além de uma estratégia de fomento ao desenvolvimento rural, busca o fortalecimento dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural, das associações de produtores, cooperativas e federações de trabalhadores e produtores rurais.

Texto: Ascom Seagri/DF