Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/19 às 15h17 - Atualizado em 12/08/19 às 15h21

Rebanho do DF atinge quase 100% de cobertura de vacinação contra aftosa

COMPARTILHAR

 

A Subsecretaria de Defesa Agropecuária (SDA), vinculada à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri/DF), divulgou os dados da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa de 2019.

 

O DF possui um rebanho de 83.336 bovinos e de 809 bubalinos. Desse total, quase 99% foram vacinados. Segundo a Analista de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária e médica veterinária da Coordenação de Febre Aftosa e Doenças Vesiculares, da Diretoria de Sanidade Agropecuária e Fiscalização (Disaf), da Seagri/DF, Priscilla Pereira Moura, esse número de animais vacinados ainda deve aumentar. Segundo ela, a Secretaria está notificando os produtores sem registro de vacinação dos animais junto ao órgão. “Esse índice de vacinação deve aumentar até o dia que nós fecharmos esses dados”, explicou.

 

Segundo o diretor de Sanidade Agropecuária e Fiscalização (Disaf), Vinício Eustáquio, a grande maioria dos programas sanitários, onde a vacinação atinge um índice de no mínimo 80%, já confere ao rebanho, ao longo dos anos, uma proteção imunológica muito satisfatória. “Hoje no Brasil, esses índices já são acima de 80% há décadas. A proteção conferida pela vacinação traz muita segurança para o rebanho”, destacou.

 

VEJA TAMBÉM: DF TEVE REPRESENTANTE EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE FEBRE AFTOSA

 

O DF não registra casos de Febre Aftosa desde 1993. Quem não vacinou, precisa ir até a Secretaria de Agricultura e pegar uma autorização para adquirir a vacina, e depois, precisa declarar a vacinação. “Os produtores que não vacinaram serão autuados e o valor da multa varia com o tamanho do rebanho que ficou sem imunização”, explicou Eustáquio.

 

Em âmbito nacional, segundo dados do Ministério da Agricultura, essa etapa da vacinação contra a Febre Aftosa teve mais de 98% de cobertura. Foram imunizados cerca de 193,7 milhões de bovinos e búfalos de todas as idades.

 

Texto e foto: Ascom Seagri/DF