Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/20 às 21h29 - Atualizado em 9/03/20 às 21h31

Recuperação de estradas é discutido com empresários do turismo rural

COMPARTILHAR

 

O secretário de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), Luciano Mendes, o secretário executivo, Vilmar Ângelo e o subsecretário de Desenvolvimento Rural, Odilon Vieira, receberam nesta segunda-feira (09), o deputado distrital, Roosevelt Vilela, o presidente do Sindicato do Turismo Rural do DF, professor Fragmar Diniz, e empresários proprietários de empreendimentos do turismo rural no DF. A reunião teve o objetivo de tratar questões relacionadas à manutenção das estradas rurais.

 

Os empresários relataram diversas situações que estão impedindo que os turistas cheguem a esses empreendimentos por causa das condições ruins das estradas. São pousadas, hotéis e pesque-pague na sua maioria e, segundo eles, isso está gerando muitos prejuízos para quem vive do turismo rural no Distrito Federal.

 

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Luciano Mendes, disse que a Seagri está comprometida com as questões relacionadas ao turismo rural no DF e que medidas concretas serão tomadas para resolver os problemas das estradas que dão acesso aos empreendimentos. “Estamos reformulando o Programa Polo Rural (que realiza obras de recuperação de estradas e de infraestrutura em todas as regiões rurais do DF). Vamos colocar duas frentes de trabalho recuperando as estradas e estamos pensando em outras frentes em parceria com a Terracap”, afirmou Luciano.

 

 

O secretário ressaltou a importância da colaboração dos produtores na recuperação dessas estradas. Segundo ele, muitos possuem cercas muito próximas às estradas, impedindo que as máquinas façam o trabalho de baciões, de peito de pombo, entre outras melhorias necessárias e definitivas.

 

Outra questão levantada pelo secretário é o excesso de chuva que vem caindo no DF, que é bom para as lavouras, mas acaba prejudicando o trabalho nas estradas. “Nesse momento só podemos operar em pontos críticos, em função das chuvas em excesso, mas vamos colocar o pleito de vocês como prioridade para reparos emergenciais e, assim que a chuva parar, faremos um trabalho mais definitivo”, ressaltou Luciano Mendes.

 

O subsecretário de Desenvolvimento Rural, Odilon Vieira, também ressaltou a importância da colaboração de todos para que as obras de recuperação sejam duradouras e definitivas. “Eu assumo o compromisso que nós vamos resolver. Estamos mapeando as estradas menores que não estão no mapa para atuar e colocar o cascalho, fazer baciões e os reparos necessários”, afirmou.

 

Texto e Foto: Ascom seagri-DF