Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/20 às 18h07 - Atualizado em 17/02/20 às 14h33

Saúde mental é debatida em palestra na Seagri-DF

COMPARTILHAR

Na manhã desta sexta-feira (14), foi realizada no auditório Seu Guima, na sede da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), uma palestra ministrada pela Gerência de Saúde Mental e Preventiva, ramificação vinculada à Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho.

 

O objetivo da palestra é trazer para os servidores da Secretaria da Agricultura, um panorama sobre a saúde mental no trabalho e todos os aspectos que a envolvem, bem como desenvolver ações voltadas para a prevenção e promoção da saúde mental dos servidores.

 

Diversos programas abarcam a Gerência de Saúde Mental e Preventiva (GESM), como por exemplo: Programa de Orientação para Aposentadoria (POA), Programa de Atenção ao Dependente Químico (PADQ), Programa de Avaliação Psicológica, Suporte Psicológico entre outros.

 

A Gerente de Saúde Mental Preventiva, Jaqueline Ferraz da Costa, comentou sobre a importância dessa palestra e o porquê da realização desses momentos nos órgãos públicos. “Uma das principais causas, hoje, de afastamento do trabalho, são, justamente, os transtornos mentais comportamentais. Então, mais do que nunca, todas as organizações de trabalho precisam se atentar para essa temática e promover espaços psicoeducativos que tratem a saúde mental de um modo claro e de um modo objetivo”, afirmou.

 

Deise Manoela da Silva Teixeira, gerente de Desenvolvimento de Pessoas, explicou o motivo da convocação da GESM para realização da palestra. “A Gestão de Pessoas tem recebido muitos casos de dependência química, atestados com relação à depressão, então, vem aumentando o número de afastamentos por essas razões. Foi aí que a gente se atentou que a saúde e o bem-estar do servidor tem que ser colocado em pauta, e então a gente pensou nesse projeto de palestras mensais. Vamos passar um questionário diagnóstico e durante esse ano serão palestras mês ‘sim’ e mês ‘não’, sempre no sentido que o nosso convívio seja melhor”, finalizou.

 

Ascom Seagri-DF