11/02/20 às 11h51 - Atualizado em 11/02/20 às 11h54

Seagri e Sebrae realizam capacitação dos conselheiros de Desenvolvimento Rural

Do dia 10 ao dia 14 de fevereiro, está sendo realizado, no auditório Seu Guima, na sede da Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), a capacitação dos Conselheiros Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (CRDRS-DF).

Os Conselhos têm por finalidade propor diretrizes para elaboração e implementação das políticas públicas rurais do Distrito Federal, bem como contribuir para o desenvolvimento rural sustentável da Capital Federal.

O secretário de Agricultura, Luciano Mendes, comentou sobre o início da capacitação e as parcerias com os órgãos de interesse para facilitar o trabalho dos novos conselheiros regionais. “O curso de capacitação vem no sentido de renovação dos conselheiros, e nós precisamos promover a capacitação dessas pessoas para dar tempo para eles entenderem como o Conselho funciona e saber a melhor forma que eles podem estar contribuindo. Neste sentido, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) participa conosco. Nós os convidamos para participar desse processo de capacitação e fomos prontamente atendidos”, afirmou o secretário.

A presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Denise Fonseca, fez questão de enfatizar a importância dos Conselheiros Regionais que foram eleitos e possuirão, a partir de agora, papel fundamental no Sistema Agricultura do Distrito Federal. “Mais do que conselheiros eleitos, às senhoras e senhores serão protagonistas do nosso futuro, de todos nós. Do futuro Agro do Brasil. E a Emater-DF está de portas abertas para fazer com que isso aconteça”, enfatizou a presidente.

Gerente da Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas do Sebrae, Jorge Adriano, ressaltou o acordo feito com o GDF para o desenvolvimento rural e sustentável do Distrito Federal. “Nosso objetivo aqui é realmente contribuir com a formação e capacitação de todos os senhores, para que a gente possa fazer o melhor trabalho no campo. Nós temos oferecido e temos condições de oferecer muito mais ao DF”, comentou Jorge.

A consultora e instrutora do Sebrae, responsável por ministrar a capacitação, Herondina Garcia, resumiu a parceria entre Sebrae e Seagri-DF. “Essa é uma parceria que se chama ‘Cidade Empreendedora’. Dentro desse projeto, a Seagri-DF, em uma solicitação ao Sebrae assinou esse convênio para que a gente fizesse essa capacitação dos Conselheiros Regionais. O objetivo dessa capacitação é trazer informação, ferramentas e desenvolver competências nos conselheiros, para que eles possam atuar de forma mais efetiva dentro das suas atividades”, definiu Herondina.

Conselheiros estão animados com a capacitação

Maria José Ribeiro Alves, conselheira do CRDRS do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas, comentou sobre a importância e os efeitos da capacitação. “O conhecimento, a capacidade de liderar melhor a comunidade, o entrosamento dos produtores rurais com o Poder Público, A criação de políticas públicas melhores – que às vezes nossa dificuldade está nesse ponto – enfim, todos esses fatores”, relatou Maria José.

Albertino José de Souza, que é presidente do conselho de São Sebastião pela primeira vez, também comentou sobre o encontro. “Na verdade, eu vejo como algo de suma importância para todos os conselheiros que estão assumindo agora, para entender o que há de melhor para a sociedade”, afirmou.

Texto: Gabriel Spies / Fotos: Ascom Seagri-DF