24/04/21 às 9h43 - Atualizado em 3/05/21 às 10h43

Seagri lança editais para o fomento da atividade agropecuária no DF e Entorno

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) lançou dois editais de chamamento público para realização de parcerias com entidades de representantes de produtores, para o fomento de atividades rurais e geração de emprego e renda.

O edital 01/2021 tem como objeto a distribuição de 11 tanques de resfriamento de leite, com capacidade de 1950 litros cada, para serem utilizados pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC), representantes de produtores rurais do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE). O objetivo da Seagri é fomentar as atividades da pecuária leiteira regional.

Já o edital 02/2021, também irá selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSC), representantes de produtores rurais do Distrito Federal para receber patrulhas agrícolas mecanizadas com a seguinte composição: 1 microtrator 14 CV, com enxada rotativa, kit encanteirador e sulcador. No total serão entregues oito patrulhas com o objetivo de fomentar e desenvolver a agricultura, mediante a execução de ações de mecanização agrícola, como instrumento de aumento da produção e da geração de renda.

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles, ressaltou o compromisso do governador Ibaneis Rocha com a classe produtiva e o apoio do Legislativo local com o repasse de emendas em projetos de fomento parta a geração de emprego e renda no campo. “Tudo isso é possível graças ao do governador Ibaneis que tem um compromisso com a classe produtiva, e também dos parlamentares da Câmara Legislativa que ajudam o governo nessa empreitada. É um conjunto de esforços entre a Secretaria de Agricultura, Emater, Ceasa, governador Ibanez e Câmara Legislativa. Todos trabalhando juntos para atender ao setor”, disse o secretário, Candido Teles.

O secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes, ressaltou que essas ações são importantes para fomentar a agricultura e pecuária local. “A Secretaria de Agricultura, periodicamente, tem feito chamadas públicas disponibilizando um conjunto muito grande de equipamentos, e aí cabe às associações e às cooperativas participarem desses editais. A Seagri sempre esteve junto dos produtores rurais, fornecendo um conjunto muito grande de serviços. Lembrando que cabe aos produtores, por meio das suas associações e cooperativas, zelarem por seus equipamentos”, ressaltou.

“São microtratores que foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar. Normalmente, quem mais utiliza são pessoas que trabalham com olericultura. Já os tanques de resfriamento de leite são recursos de convênio com o Governo Federal,  visando fomentar a cadeia leiteira regional”, explicou o presidente da Comissão de Chamada Pública da Seagri, Edson Rohden.

As propostas e demais documentos deverão ser entregues das 8:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h no protocolo da Seagri-DF, em envelope lacrado. Para os interessados no edital 01/2021, que tem como objeto a distribuição de 11 tanques de resfriamento de leite, as propostas deverão ser entregues no período de 24 a 28 de maio de 2021. Para as entidades interessadas nas patrulhas agrícolas mecanizadas, somente serão aceitas propostas entregues no período de 17 de a 21 de maio de 2021.

Fique atento com a documentação e com os prazos! Acesse www.agricultura.df.gov.br e confira os editais.

Baixe aqui o anexo 1 – do roteiro para elaboração da proposta

Ascom Seagri-DF