Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/06/21 às 18h03 - Atualizado em 22/06/21 às 17h58

Secretário de Agricultura busca parceria para a construção de canal de irrigação

COMPARTILHAR

 

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles, e o secretário-executivo, Luciano Mendes, realizaram nesta terça-feira (22), uma visita à Fazenda Sucupira, que é de propriedade da Embrapa e fica localizada no Riacho Fundo II, para tratar da possibilidade de captação de água do local para ser utilizada em um canal de irrigação que será construído para levar água aos produtores rurais da região. No local, eles visitaram um curso d’água acompanhados do chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro.

 

O canal que existe atualmente atende cerca de 44 famílias de produtores do núcleo rural Kanegae, que produzem principalmente foliosas, mas por motivo do crescimento urbano desordenado essa água encontra-se imprópria para o consumo humano e para a irrigação. O novo canal seria tubulado e apenas os produtores rurais teriam acesso a essa água.

“Em razão do crescimento da cidade, é uma água que já na sua origem está vindo contaminada, então estamos procurando um outro local para captar a água e esse local é na Fazenda Sucupira, que é de propriedade da Embrapa. Nossa visita tem o intuito de demonstrar para Embrapa o benefício que seria para esses agricultores e tentar fazer uma parceria que permita captar essa água para o canal de irrigação”, ressaltou o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes.

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, disse que foi uma reunião muito expressiva. Segundo ele, é necessário valorizar o homem do campo e dar condições a essas famílias de continuar produzindo. “É importante concluir esse canal e atender a essa reivindicação muito justa. Esses produtores precisam ter condições de continuar produzindo e cuidando do seu sustento, que é o mais necessário para que eles possam viver com tranquilidade”, afirmou.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores Hortifrutícola do Riacho Fundo, Heitor Kanegae, a canalização do canal é uma reivindicação antiga dos produtores. Segundo ele, essa iniciativa iria melhorar a qualidade da água utilizada na região para a irrigação. “Estamos empenhados, junto com a Secretaria, para a construção desse canal. A água que é captada no Córrego Riacho Fundo está imprópria. Atualmente estamos sem água porque a barragem onde captávamos arrebentou durante as chuvas. Essa colônia agrícola foi fundada em 1957. Foi a primeira colônia agrícola japonesa do DF, a convite do presidente Juscelino Kubitschek para implantar a agricultura na região”, disse Kanegae.

A Secretaria de Agricultura está realizando a construção e canalização de centenas de quilômetros de canais de irrigação em todo o Distrito Federal. O objetivo é levar água de qualidade aos produtores, evitar o desperdício e a contaminação e garantir a produção de alimentos durante o ano todo. Também estiveram presentes, o subsecretário de Desenvolvimento Rural de Agricultura, Odilon Vieira Junior e o técnico da Emater-DF, Edivan Souza.

 

Ascom Seagri-DF

Leia também...