Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/19 às 8h44 - Atualizado em 16/09/19 às 8h44

Secretário de Agricultura visita obras de canais de irrigação

COMPARTILHAR

 

O Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), Dilson Resende, visitou nessa sexta-feira (13), as obras dos canais de irrigação do Rodeador, Capão Comprido e Jatobazinho, em Brazlândia-DF. Também participaram da visita, a Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Denise Fonseca, o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes, o Subsecretário de Desenvolvimento Rural, Odilon Vieira,  técnicos e extensionistas da Emater-DF, além de produtores rurais da região.

 

O objetivo do encontro, além de visitar a área, foi analisar como está o andamento das obras de revitalização e tubulação dos canais. Essa rede hídrica abastece dezenas de produtores na região de Brazlândia, que produzem frutas, verduras, legumes, hortaliças e diversos outros alimentos – com destaque especial para o morango e a goiaba.

 

O Secretário Dilson Resende comentou a respeito da visita e dos objetivos das obras nesses canais: “São obras importantes que nós estamos buscando recursos para realizar, por exemplo os 32 km do canal do Rodeador, o maior do DF, na região da bacia de captação da barragem do Descoberto. São canais muito importantes, pois eles concorrem com o abastecimento da nossa cidade. O Governador Ibaneis Rocha está empenhado conosco, para que a gente faça mais essa grande entrega à nossa cidade e aos nossos produtores”, afirmou.

 

O gerente do escritório local da Emater-DF de Alexandre Gusmão, Rildon Oliveira, falou sobre a importância do revestimento desses canais de água para o consumo e utilização pela comunidade e pelos produtores. “É muito importante a gente deixar claro a importância do revestimento dos canais, justamente porque estamos trabalhando para o uso racional e eficiente da água. Com o revestimento, nós automaticamente economizamos água. Cerca de 50% da água estaria sendo perdida, ou pela infiltração, ou pela evaporação, ou seja, é o uso extremamente eficiente da água com esse revestimento de canais. Os locais que temos revestido esses canais, o resultado é extraordinário,” explicou.

 

O produtor rural e presidente do Canal do Rodeador, Ricardo Kiyoshi, também comentou a respeito da visita dos órgãos aos canais. “É de suma importância esse canal, pois abastece 96 propriedades, e o campo necessita da matéria prima, que é a água. Sem a água, os produtores rurais não conseguem produzir. Nessa área aqui foi feita uma intervenção, pois estava muito erodido por ser um canal feito há 40 anos,” explicou o produtor rural do Incra 6 de Brazlândia.

 

Ascom Seagri-DF

 

Leia também...