Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/20 às 10h45 - Atualizado em 12/08/20 às 10h45

Secretário de Agricultura visita obras do canal de irrigação da Vargem Bonita

COMPARTILHAR

 

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles, e o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes, acompanhados do deputado distrital, Roosevelt Vilela, da presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Denise Fonseca, além de técnicos da Emater e produtores da região, realizaram nesta terça-feira (11), uma visita ao canal de irrigação do núcleo rural da Vargem Bonita. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de verificar in-loco, como estão as obras que estão sendo realizadas para a melhoria do canal de irrigação que abastece dezenas de produtores rurais da região.

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, ressaltou a importância desse e de outros canais de irrigação espalhados pelo DF e que estão recebendo obras de melhoria da Seagri, para o fomento da produção agrícola e a geração de emprego e renda no campo. “Que esses canais sejam uma fonte de renda para os produtores que plantam suas hortaliças e abastecem o Distrito Federal com produtos de qualidade. Trabalhamos juntos com a Emater para valorizar, prestigiar e levar a riqueza ao homem do Campo”, afirmou.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, parabenizou os produtores presentes, pelo trabalho que eles desenvolvem na região e destacou que a obra, que está sendo realizada no canal, é para que eles possam desenvolver suas atividades com mais tranquilidade e sabendo que terão água o ano todo.

 

O deputado Distrital, Roosevelt Vilela, que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 610 mil para as obras do Canal, elogiou o Sistema Agricultura do DF (Seagri, Emater e Ceasa), pelo altíssimo índice de execução das Emendas Parlamentares para a área rural. “Isso comprova o profissionalismo e a capacidade técnica dos gestores. Estamos acompanhando a obra de tubulação do canal de irrigação da Vargem Bonita, que vai garantir o abastecimento de água nos 12 meses do ano para todos os produtores, além da questão ambiental, porque a canalização dos recursos hídricos impede que até 50% da água seja perdida no curso do canal”, destacou o deputado.

 

O produtor rural, Shoichi Sumida, ressaltou a importância da água para a atividade agropecuária e que com o fim da obra de revitalização do canal, ele espera que todos os produtores da região possam ter acesso à água. “A água é o bem mais importante possível, principalmente em épocas de seca. O canal existe há muito tempo, mas agora com a revitalização, nós não temos mais perdas de água como existia antes. Esperamos agora, que a água chegue para todos, por que o mais importante para esses produtores rurais produzirem é a água. Esperamos que todos possam trabalhar tranquilo sem precisar ficar indo atrás de água”, ressaltou.

 

Ascom Seagri-DF