Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/19 às 21h17 - Atualizado em 13/06/19 às 21h49

Secretário de Aquicultura e Pesca visita projeto na Granja do Ipê

COMPARTILHAR

 

A Granja do Ipê recebeu nesta quinta-feira (13), a visita do Secretário de Aquicultura e Pesca, pasta vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif. O objetivo é transformar a Granja do Ipê em um centro de referência em aquicultura, integrando fomento, produção e pesquisa, tanto de espécies nativas, quanto de espécies exóticas, como a tilápia, por exemplo.

Durante a visita, que foi organizada pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri/DF), foi realizada uma apresentação sobre a Granja do Ipê e o projeto que se pretende implementar no local, além das potencialidades do setor de aquicultura no DF.

 

Segundo o Secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jorge Seif, a piscicultura é um setor que precisa se tornar uma realidade no Brasil e iniciativas como a da Granja do Ipê tem todo o apoio da Secretaria de Aquicultura e Pesca. “É um local que tem muita capacidade para se tornar um centro de referência. Já existem instalações e um projeto em andamento, mas que precisa crescer e também necessita de recursos. Sem recursos a gente não faz nada”, ressaltou Jorge Seif.

 

Para o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Dilson Resende, a iniciativa foi importante tanto para a aproximação entre as secretarias, quanto para conhecer o projeto da Granja do Ipê. “ “Queremos que a Granja do Ipê seja um polo de difusão de tecnologia e de produção de alevinos. Além disso, queremos que o local sirva para o desenvolvimento de estudos do setor por parte de universidades. Existe hoje uma demanda das universidades e da própria Embrapa para o desenvolvimento de pesquisa”, explicou o secretário de Agricultura.

 

O diretor da Secretaria de Agricultura Familiar do Mapa, Avay Miranda Junior, que também participou da visita, ressaltou que é necessário avançar no setor, mas que, centros iguais ao da Granja do Ipê podem ajudar a ampliar o setor para ser cada vez mais forte. “Essa vitrine que o DF pode proporcionar, talvez seja o maior ativo que a gente tem aqui. Investir em um centro de tecnologia é uma iniciativa muito importante e estratégica. A Secretaria de Agricultura Familiar está disposta a ampliar essa parceria com o governo do Distrito Federal para que possamos ampliar essas vitrines tecnológicas que temos aqui”, afirmou.

 

Também participaram da visita, a presidente da Emater, Denise Fonseca, o diretor executivo da empresa, Antônio Dantas, o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA), William Soares Barbosa, o subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Odilon Vieira Junior, e o coordenador de aquicultura continental da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Anderson Antonello.

 

Texto e foto: Ascom Seagri/DF