14/06/19 às 11h21 - Atualizado em 14/06/19 às 11h27

Crise hídrica é tema de seminário

Barragem do Descoberto em 12/01/2018 – Foto: Dênio Simões/Agência Brasília.

O jornal Correio Braziliense promoveu, nessa quinta-feira (13), Seminário sobre Segurança Hídrica. O evento, que tratou de questões como gestão integrada dos recursos hídricos e as perspectivas para a segurança hídrica no Distrito Federal, teve como mediador o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Luciano Mendes da Silva.

Para o debate, o Correio contou com importantes nomes da área, como o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles; o diretor da Adasa, Jorge Werneck; o secretário estadual de Meio Ambiente do DF, José Sarney Filho; o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Carlos Augusto Lima Bezerra; o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, entre outros.

O secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Luciano Mendes da Silva, que mediou o painel Experiências e legados da Crise Hídrica, aproveitou a oportunidade para contextualizar o que foi a crise hídrica no espaço rural do DF, e quais foram as ações da Seagri/DF naquele momento. Ele explicou também que, se não fossem as ações e programas que o Sistema Público da Agricultura – que também fazem parte a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF) e as Centrais de Abastecimento (Ceasa/DF) – conduziu nos últimos anos, os impactos para a sociedade teriam sido muito maiores.

“Os últimos anos foram bastante difíceis por causa da crise hídrica, mas também foram de muito aprendizado e transformações no espaço rural. Estamos reestruturando diversos programas e estamos mais preparados caso outras crises aconteçam. Além da sensibilização dos produtores que estão mais sensíveis aos problemas hídricos, ficamos muito felizes de poder dar um pouco da contribuição da agricultura nesse processo”, destacou o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Luciano Mendes da Silva.

Texto: Ascom Seagri/DF

Leia também...