Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/21 às 13h39 - Atualizado em 17/05/21 às 13h41

Vargem Bonita tem novo ponto de comércio da agricultura familiar

COMPARTILHAR

Foi inaugurada neste sábado (15), a Feira do Produtor da Vargem Bonita. A iniciativa irá beneficiar dezenas de famílias que moram e produzem na região e que terão um canal de vendas diretamente para os consumidores, podendo oferecer os produtos fresquinhos e com preços mais acessíveis.

 

Localizada em frente ao comércio local, ao lado da quadra de futebol da comunidade, a feira funcionará todo sábado, das 7h às 15h. No espaço funcionam 38 barracas, muitas delas doadas pelo Ministério da Agricultura, por meio da Superintendência Federal de Agricultura do DF, de produtores orgânicos e convencionais, de artesanato e plantas ornamentais e de alimentação.

 

O governador Ibaneis Rocha, que esteve presente na inauguração da feira, ressaltou a importância do homem do campo. “Nós estamos aqui hoje entregando essa obra, uma obra singela, mas é uma obra que tem muito significado pra população daqui dessa região. Eu sei a força dos feirantes e a força dos produtores. Fiz questão de vir ver os produtores e comprar também, porque eu sou fã de feira, já saio por aí comprando e carregando minhas coisas”, disse o governador.

 

Ibaneis disse ainda, que irá cobrir o espaço onde a feira funciona para dar mais conforto aos feirantes e à população que frequenta o espaço. “A nossa próxima meta é exatamente essa, de cobrir a feira para dar mais conforto, transformando aqui num ponto permanente, onde as famílias vão poder frequentar. Tanto os produtores, quanto as famílias que aqui residem, serão beneficiadas”, afirmou o governador Ibaneis.

 

Títulos de terra são entregues a produtores da Vargem Bonita

 

Durante a inauguração da Feira do Produtor, foram entregues oito Contratos de Concessão de Uso (CDU) para produtores rurais da Vargem Bonita. Segundo o secretário de Agricultura, Candido Teles, o Governo do Distrito Federal tem se esforçado muito para que todos os produtores tenham seus títulos e segurança jurídica no campo. “Hoje iremos finalizar aqui a entrega desses CDUs, que é a esperança de todos os produtores”, ressaltou.

 

A primeira a receber o documento foi a produtora Yeiko Uema. O produtor Daniel Izumi, também beneficiado pelo documento, diz que agora pode trabalhar com mais segurança e tranquilidade.

 

O secretário de Agricultura aproveitou a oportunidade para agradecer aos deputados Hermeto e Roosevelt Vilela por destinarem recursos de emendas parlamentares em melhorias na Vargem Bonita, à Superintendência Federal de Agricultura, à Administração do Park Way e à Emater-DF pelo apoio. “A Emater tem um trabalho muito forte na Vargem Bonita, campeã de produtividade, e com certeza isso tem as digitais da Emater, que tem um escritório aqui para dar assistência a essas pessoas”, lembrou.

 

Também participaram, o secretário de Governo, José Humberto; os deputados Hermeto e Roosevelt Vilela; a presidente da Emater, Denise Fonseca; o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur; o superintendente Federal de Agricultura do DF (SFA-DF/Mapa), Willian Barbosa, além dos administradores do Park Way e do Núcleo Bandeirante, Tomaz e Adalberto Carvalho, respectivamente. Também participaram, da Secretaria de Agricultura, o subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Odilon Vieira Junior; o subsecretário de Políticas Sociais Rurais, Abastecimento e Comercialização, João Pires da Silva Filho e o subsecretário de Regularização e Fiscalização Fundiária, Diogo Santos de Paula.

 

Ascom Seagri-DF

Leia também...