Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/21 às 11h23 - Atualizado em 30/06/21 às 11h22

Classe produtiva reúne-se com o governador do DF

COMPARTILHAR

O secretário de Agricultura, Candido Teles, e o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes, acompanhados de lideranças do setor agropecuário do Distrito Federal se reuniram, nesta terça-feira (29), com o governador Ibaneis Rocha e com o secretário de Governo, José Humberto Pires, e o secretário de Economia, André Clemente, para tratar de pautas em prol do desenvolvimento do setor agropecuário.

 

Foram levadas ao governador, demandas como regularização fundiária, taxas de licenciamento ambiental, ato cooperativo – que é a relação entre cooperativas e seus associados – igualdade tributária entre DF e estados vizinhos, entre outras questões de interesse dos produtores rurais.

 

“A classe produtora rural do Distrito Federal foi levar ao governador suas preocupações, suas reivindicações, e o governador ouviu atentamente. Eles fizeram todos os encaminhamentos”, explicou o secretário, Candido Teles.

 

Segundo o secretário-executivo, Luciano Mendes, algumas dessas questões já estão bem encaminhadas, como é o caso das taxas de licenciamento ambiental. O secretário-executivo disse ainda, que o governador Ibaneis Rocha cobrou dos produtores maior aproximação junto ao governo e que eles tragam as demandas necessárias para o desenvolvimento do setor e que também possam ajudar na resolução dessas demandas. “O governador se comprometeu com todas as questões, mas também cobrou das lideranças rurais que elas estejam mais próximas do governo”, explicou Luciano Mendes.

 

Também participaram da reunião, o presidente da Terracap, Izídio Santos; o diretor de regularização da Terracap, Leonardo Mundim; o presidente da Federação de Agricultura (Fape-DF), Fernando Cezar Ribeiro; os diretores da Fape-DF, Rogério Tokarski e Alexandre Cenci; o presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, e o presidente da Coarp, Valter Baron.

 

AgroBrasília 2022

 

Durante o encontro, o governador Ibaneis foi convidado para participar da AgroBrasília 2022. O evento, organizado pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), que em 2020 aconteceu em formato digital e em 2021 foi adiada por causa da pandemia de Covid-19, é uma das maiores feiras de agronegócio do país. Em 2019, último ano que a Feira foi realizada de forma presencial, o evento chegou a receber 480 expositores, 121 mil visitantes e movimentar mais de 1,2 bilhão de reais em negócios.

 

 

Texto: Ascom Seagri-DF