6/09/21 às 10h06 - Atualizado em 6/09/21 às 10h06

Começou a tradicional Festa do Morango de Brazlândia

Começou nesta sexta-feira (3), a 25ª Feira do Morango de Brasília. O evento, que é realizado na Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia, segue até o dia 7 de setembro e continua no fim de semana seguinte (10, 11 e 12). A entrada é gratuita e vai das 10h às 22h.

O Secretário de Agricultura, Cândido Teles, durante a abertura da Festa do Morango, ressaltou que esse é um evento muito importante e lembrou que em 2019 não foi possível ser realizada de forma presencial, devido à pandemia de Covid-19. “Ano passado nós fomos privados dessa solenidade e, hoje, com a graça de Deus, com tudo que o Governo e a sociedade tem feito, com todo mundo usando máscaras, nós estamos podendo realizar essa Festa”, afirmou.

O secretário ressaltou o trabalho que o Governo do Distrito Federal tem feito para apoiar e dar condições para que os pequenos produtores e os agricultores familiares possam plantar e comercializar seus produtos. “Hoje estamos aqui celebrando essa festa importante. O Governo tem feito a sua parte com a regularização das terras e oferecendo tecnologia, extensão rural e comprando a produção dos produtores”, afirmou Candido Teles.

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, lembrou que a feira é um dos eventos mais importantes do DF para a agricultura local e a principal festa de Brazlândia, onde estão concentrados cerca de 95% dos produtores de morango. “É um evento importante, porque movimenta a economia no período de grande safra do morango. Culturalmente, também é relevante, sobretudo para Brazlândia, pois se tornou uma característica regional e cultural, um reconhecimento que é muito significativo para os nossos produtores”, disse.

Atualmente, 226 produtores produzem morango no Distrito Federal, divididos entre produção convencional e orgânica, cultivando uma área de cerca de 150 hectares. A Festa do Morango é um evento da Arcag, organizado pelo Instituto Rosa dos Ventos, com apoio da Secretaria de Agricultura, Emater-DF, Administração Regional de Brazlândia e Secretaria de Turismo.

Ascom Seagri-DF