A Diretoria de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) realizou a primeira operação de inspeção em estabelecimentos e agroindústrias produtoras de bebidas no Distrito Federal. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre a Secretaria da Agricultura (Seagri-DF) e o Ministério da Agricultura (Mapa), que repassou essa atribuição, que antes era exclusiva do Mapa, para a Defesa Agropecuária do DF. “Essa atribuição foi concedida pelo Mapa, que anteriormente era o órgão responsável por esse tipo de fiscalização, explicou o gerente de Segurança e Qualidade Alimentar da Dipova, Wendel Lago.
Ele ressaltou que a inspeção, por ser a primeira do gênero no DF, realizada pela Seagri, contou com a participação de dois auditores fiscais do Ministério da Agricultura, que supervisionaram e esclareceram dúvidas durante a ação. “Eles foram esclarecendo algumas dúvidas que restaram desde o último curso teórico ministrado. A inspeção foi tranquila e tudo estava em conformidade, com exceção de alguns pequenos ajustes a serem feitos e que já foram comunicados por meio de um Termo de Intimação ao estabelecimento, disse Lago.
O objetivo é verificar se a agroindústria está cumprindo todas as determinações legais que estão dispostas na legislação sanitária vigente. É realizada uma vistoria em toda a cadeia produtiva da bebida para detectar pontos críticos de controle e se estão sendo cumpridas todas as regulamentações legais.
O Distrito Federal possui 48 estabelecimentos e agroindústrias de bebidas registradas e o objetivo é que, ao longo do ano de 2020, todos eles sejam fiscalizados. Nós temos 48 estabelecimentos produtores de bebidas DF, entre produtores, importadores, exportadores e produtores envasilhadores. Ao longo dos próximos seis meses, pretende-se realizar a fiscalização de todos eles”, afirmou o gerente de Segurança e Qualidade Alimentar da Dipova, Wendel Lago.
Ascom Seagri-DF