Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/07/21 às 16h52 - Atualizado em 22/07/21 às 16h48

Reunião debate demandas de produtores da Fazenda Larga

COMPARTILHAR

O secretário de Agricultura Candido Teles, recebeu nesta quinta-feira (22), produtores e produtoras rurais do Assentamento Fazenda Larga, em Planaltina-DF. A reunião teve a finalidade de debater a construção de um galpão para ser utilizado pelos agricultores do local para armazenar e selecionar os produtos da agricultura familiar que serão vendidos aos consumidores de Brasília e do Entorno.

 

O objetivo é entender um pouco mais essas demandas e junto com a Emater-DF procurar soluções e um caminho para poder dar andamento a esses projetos. “Em relação ao galpão, eu acho que já está definido. Já temos o local e o compromisso do deputado Eduardo Pedrosa, em colocar os recursos. Precisamos apenas nos articular para que isso aconteça. Vamos construir um galpão compatível com a realidade onde, inclusive as mulheres empreendedoras, possam também utilizar esse espaço para realizar o empacotamento e o processamento de seus produtos e agregar valor à sua produção”, ressaltou o secretário de Agricultura, Candido Teles.

 

Outra pauta debatida, foi a possibilidade de constituição de uma cooperativa para auxiliar esses produtores e as mulheres do assentamento, que pretendem formar uma agroindústria para agregar valor aos produtos da região.

 

O secretário mostrou preocupação com a venda dos produtos. Segundo ele, não adianta apenas produzir e depois não ter onde comercializar. Ele colocou a Secretaria de Agricultura à disposição para ajudar e também lembrou, que a Emater-DF pode fazer essa interlocução. “É necessário que esse trabalho tenha retorno e, se precisar, a Ceasa-DF também estará à disposição”, afirmou o secretário Candido.

 

O presidente da Associação dos Produtores da Fazenda Larga (Aprofal), Jucelino de Jesus Santos, agradeceu o secretário e toda a equipe do Sistema Agricultura pelo apoio que a comunidade está recebendo e disse que todos no local estão muito animados com a possibilidade de terem suas demandas atendidas. Segundo ele, isso vai ajudar a melhorar muito a geração de renda daquelas famílias. “As famílias do assentamento começaram a acordar de um sonho que já vinha acontecendo há muito tempo”, disse o presidente da Aprofal.

 

Também estiveram presentes na reunião o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes; a chefe de gabinete da Seagri, Cláudia Betini; a Chefe da Assessoria de Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural, Cristyanne Taques; além de representantes da Emater-DF e do deputado distrital Eduardo Pedrosa.

 

Ascom Seagri-DF