Foto: Tony Wilson/Agência Brasília
A Secretaria da Agricultura (Seagri-DF), Centrais de Abastecimento (Ceasa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), se reuniram para discutir e debater a participação em dois eventos muito importantes para agropecuária do Distrito Federal, a AgroBrasília e a Festa da Goiaba.
O principal ponto levantado foi o espaço destinado à agricultura familiar na AgroBrasília, que acontece em maio deste ano. Foram colocados em pauta o auxílio aos agricultores familiares mais necessitados. São esperados cerca de 15 mil agricultores familiares na AgroBrasília, e destes, cerca de 20% necessitam de auxílio de transporte e alimentação para estarem presentes no evento, algo que foi debatido e acordado na reunião.
Outra pauta importante que foi levantada, diz respeito à expansão da telecomunicação durante a Feira. O GDF, em parceria com a Secretaria de Agricultura e as empresas de telefonia, busca ampliar o número de empresas da comunicação, tendo em vista o ambiente de geração de negócios que é constituído pelos agricultores durante a AgroBrasília.
Além disso, a Seagri-DF busca uma redução do custo para montagem de suas estruturas para a exposição na Feira. Para isso, discute-se a instalação de uma estrutura fixa no local, abandonando as estruturas móveis que são necessárias todos os anos para participar do evento.
O secretário executivo da Seagri-DF, Luciano Mendes, comentou sobre mais uma realização da AgroBrasília. “Nós valorizamos muito essa atividade, que teve no nascedouro a participação da Secretaria de Agricultura e da Emater. Acompanhamos desde a sua primeira edição”, afirmou Luciano.
Outro evento, que também foi pauta da reunião entre os órgãos, foi a Festa da Goiaba. O evento ocorre entre o final de fevereiro e o início de março, em Brazlândia. A reunião estabeleceu o planejamento para as atividades, bem como a distribuição das responsabilidades de cada instituição presente.
Texto: Gabriel Spies/Ascom Seagri-DF