Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/09/21 às 16h52 - Atualizado em 23/09/21 às 16h52

Seagri-DF realizará ação educativa na Ceasa-DF sobre prevenção de doenças em frutas

COMPARTILHAR

A Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) promoverá na próxima segunda (27) uma ação educativa nas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal – Ceasa-DF. A atividade será realizada no período da manhã, e contará com a participação de 8 servidores da Subsecretaria de Defesa Agropecuária da Seagri-DF.

 

O objetivo é dialogar com cerca de 15 unidades de consolidação que distribuem bananas ou empresas que revendam frutas sobre a proibição da reutilização de caixas de madeira, bem como a apresentação dos certificados de higienização das caixas plásticas. Também será abordada a importância da documentação fitossanitária.

 

A subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araujo, esclarece que tais obrigações legais são importantes para evitar a entrada de doenças no Distrito Federal. “Tanto as caixas de madeira quanto as frutas in natura podem carregar patógenos causadores de grandes perdas para a agricultura nacional”, afirmou Danielle.

 

Um exemplo é a sigatoka-negra, causada por um fungo cujos esporos podem ser disseminados por frutas, folhas e caixas. Outro exemplo é a doença mais grave dos bananais: o mal do panamá. “Segundo especialistas, essa doença está avançando de forma preocupante pelos bananais do mundo, pondo em risco um comércio que movimenta bilhões de dólares anualmente, inclusive nos países de América Latina, como o Equador, considerado o maior exportador da fruta no mundo, e o Brasil”, explicou Danielle Araújo. “Por isso a importância de realizarmos ações educativas junto aos produtores e distribuidores de frutas, para que essas doenças não cheguem ao Distrito Federal”, complementou a subsecretária da Seagri-DF.