Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/10/21 às 21h24 - Atualizado em 28/10/21 às 21h26

Seagri entrega patrulhas agrícolas para produtores de Ceilândia

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) realizou nesta quinta-feira (28), a entrega de duas patrulhas agrícolas, contendo, cada uma, um trator de 75cv com implementos, que serão utilizados por agricultores familiares do DF. A primeira foi entregue à associação Rede Mulheres, no núcleo rural Taguatinga, e a outra para a Associação Grupo de Moradores e Produtores Rurais do Incra 9, ambos em Ceilândia-DF.

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, lembrou do carinho que o governador Ibaneis Rocha tem com os produtores e com os moradores do campo e que, além das máquinas, o GDF vai distribuir insumos para que, efetivamente, os pequenos agricultores possam produzir. “Eu já conversei com o governador Ibaneis e, em breve, a gente vai conseguir distribuir sementes, adubo, calcário e outros insumos para atender as necessidades do pequeno produtor rural”, afirmou Teles.

 

A diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, ressaltou que o campo é responsável direto por levar qualidade de vida aos moradores da cidade. Ela fez questão de parabenizar as mulheres da Associação Rede Mulheres pela conquista dessa patrulha e lembrou que a Emater está à disposição para levar assistência técnica e extensão rural à todos os agricultores familiares do DF. “É aqui que a gente produz a qualidade de vida que se vê na cidade. A gente fica muito feliz quando vê as mulheres liderando e a presença da mulher no campo”, finalizou.

 

A produtora rural e presidente da Associação Rede Mulheres, Edileusa Laurentino, explicou que a patrulha recebida pela associação irá contribuir muito para o trabalho desenvolvido pelas famílias da região. “Para nós, mulheres rurais, é sempre um ganho quando a gente recebe um maquinário como esse que vai nos ajudar bastante a desenvolver as nossas atividades rurais. Então, a gente se sente honrada com esse maquinário e agradecemos o Governo do Distrito Federal, o governador Ibaneis e toda a sua equipe”, disse.

 

Robson Pereira da Silva, presidente da Associação Grupo de Moradores e Produtores Rurais do Incra 9, disse que esse é um momento muito importante para os produtores da região e ressaltou que a patrulha vai ajudar muito todas as famílias que irão utilizar os equipamentos. “Conseguimos uma realização que começou em 1988, com a criação dessa associação, com o objetivo de dar suporte aos produtores dessa região. Essa associação teve início graças ao incentivo dos órgãos públicos e até hoje os órgãos públicos ainda estão nos dando aquele suporte e a atenção que a comunidade precisa’, afirmou.

 

Cada patrulha rural entregue é composta por um trator de 75cv, uma carreta agrícola, um rotoencanteirador hidráulico, uma grade aradora com disco de 26 polegadas e um arado reversível hidráulico de três discos.

 

 

Desenvolvimento para o campo

 

A Secretaria da Agricultura entregará 104 maquinários e implementos agrícolas a 20 associações e cooperativas representativas de produtores rurais localizadas no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride), beneficiando quase mil famílias.

 

Serão entregues, tratores e microtratores com implementos e tanques resfriadores de leite, adquiridos por meio de fontes diversas, como recursos de emenda parlamentar e convênios federais, totalizando um investimento de mais de 2,2 milhões de reais.

 

As entidades de agricultores contempladas foram selecionadas por meio de chamamento público, que contou com a participação de 52 instituições. Os bens serão disponibilizados às associações e cooperativas por um período de até 5 anos, sem finalidade lucrativa, por intermédio de acordo de cooperação com a Secretaria da Agricultura do Distrito Federal.

 

Também estiveram presentes nas entregas das patrulhas, o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes; a chefe de gabinete substituta da Seagri, Cristiane Taques; o subsecretário de Desenvolvimento Rural da Seagri-DF, Odilon Vieira Junior; a secretária-executiva da Frente Parlamentar da Agricultura da CLDF, Thays Mendes; o administrador de Ceilândia e deputado distrital, Fernando Fernandes; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ceilândia, Cláudio Antônio Pires, produtores rurais e moradores locais.

 

Ascom Seagri-DF